UVAS DE MESA

As uvas de mesa produzidas na Herdade Vale da Rosa não são anónimas. São únicas, têm um nome, uma identidade e são tratadas de forma verdadeiramente especial.

A Herdade Vale da Rosa tem actualmente em produção 13 variedades de uva de mesa de elevada e reconhecida qualidade, sendo 6 variedades de uva com grainha e 7 variedades de uva sem grainha. Pensando permanentemente no futuro, contemplamos ainda um vasto campo experimental onde vão sendo testadas algumas das mais conceituadas variedades de uvas de mesa do mundo e, quando garantida a sua viabilidade, tornam-se opções a considerar para cultivo em extensão e comercialização.

VALORES NUTRICIONAIS

As uvas são um alimento importante numa dieta saudável. 100% naturais, contêm uma grande concentração de vitaminas; Vitamina C que ajuda o corpo a proteger-se das doenças; Vitaminas do Complexo B, necessárias ao bom funcionamento de todas as células; Carotenos (ou pró-Vitamina A), que são transformados pelo corpo em Vitamina A. Indispensáveis à divisão celular, à pele e visão saudáveis.

COLHEITA E EMBALAGEM

Colhemos os melhores cachos na fase ideal de maturação, com todo o cuidado e delicadeza evitando o mais possível tocar nos bagos e retirar a película (pruína) que garante uma maior durabilidade e protecção contra factores de deterioração.

O transporte das uvas de mesa da vinha até ao armazém é feito em caixas, protegidas do sol por redes, em carrinhas directamente para as câmaras frigoríficas onde, no mais curto espaço de tempo possível, são submetidas a um rigoroso controlo de qualidade e a um consecutivo choque térmico. Garantidos os critérios de qualidade, as uvas de mesa são submetidas a um exigente processo de selecção, pesagem e embalamento.

Na base das caixas é colocado um revestimento almofadado que absorve alguma humidade existente e amortece as possíveis oscilações aquando do transporte. No interior, os cachos são distribuídos por separadores de cartão, em bolsas plásticas dispostas alinhadamente ou em cuvetes (caixas individuais). Esta colocação é feita segundo a preferência de cada cliente e traduz-se na facilidade de manuseamento no ponto de venda garantindo as questões de higiene, a sanidade e permitindo a conservação do bom aspeto da fruta.

Depois de devidamente embaladas, as uvas com e sem grainha são encaminhadas para as câmaras de expedição e mantidas à temperatura ideal para o transporte, variável consoante o mercado a que se destinam.